Não furtareis...
Tags:
honestidade | não furtar | dinheiro | financeiros | bens | idéias | justiça | justo
Seja honesto em relação ao dinheiro, aos recursos financeiros, aos bens, às idéias dos outros.
Respeite a propriedade patrimonial do outro. O que é seu pode ser do outro, mas o que é do outro só pode ser seu se você o receber. Se achou algo, devolva; faça tudo o que estiver ao seu alcance para devolver. Se pegou emprestado (dinheiro, livro ou cadeira), devolva. Se comprou, pague.
Se algo foi colocado sob sua administração, administre: não desvie para si, não desvie para outro. Se voce é empregado, não se esconda atrás da injustica do patrão para fraudá-lo, seja fingindo que trabalha ou fazendo as coisas de qualquer jeito.
Respeite os direitos do autorais. Dê crédito às idéias dos outros. Não copie trabalho dos outros, mesmo que seja na internet. Não cole. Não pirateie CD. não xeroque livro, não pirateie software.
Respeite os princípios da honestidade nas relações comerciais. Não corrompa. Não dê dinheiro por fora. Não dê propina. Se errou no transito, pague a multa; não tente subornar o guarda. Não se deixe corromper. Não receba dinheiro por fora. Não faça favores em troca de dinheiro. Não queira levar vantagem sempre.
Criticamos, corretamente, a corrupção dos outros, especialmente dos políticos e empresários. Que você possa ser colocado na balançaa e não ser achado em falta.
O empresário cristão deve preferir não ganhar a ganhar pouco, por obediência, por sabedoria. O caso de Vitória em que um empresário cristão foi convidado a participar de um esquema. Ele se recusou. Logo depois o esquema passou a ser investigado. Ele me disse:
- Prefiro não ganhar ... Se eu tivesse entrado, estaria em dificuldade.
"Não cometereis injústiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito". (Levitico 19.35-36)
Ha várias maneiras de furtar. Ha várias maneiras de justificar o furto. Não crie justificativas para o furto. Mesmo justificado, o furto continua furto.
Seja íntegro.
Lembro-me de um caso onde o irmão chamou um presbítero para orar em sua lanchonete, o motivo era alcançar a benção de Deus no comercio, mas para sua surpresa a resposta foi não! o motivo foi: "como posso pedir para Deus uma benção se aqui se vende, bebidas alcóolicas, cigaros e outras coisas que prejudicam o ser humano". Após alguns dias o dono da lanchonete desfez de tudo, mesmo sabendo que a cituação financeira estava horrível. Logo após o momento de intercessão Deus respondeu, pessoas que não frequentavam começaram a se aproximar, dívidas foram perdoadas, tudo se fez novo, sua vida mudou. Não foi a oração do presbítero que resolveu, foi a fé e a obediência, a confiança na promessa de Deus, que nenhum justo seria desamparado. Não venda a morte, abençoe as vidas, se você é cristão e tem um comércio não venda droga, distríbua a vida! (grifo do site)
por Israel Belo de Azevedo
Contacto
(43) 9927-5221 almir@pastoralmir.com